Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Desenho e Profissão: Tattoo

Nos posts Desenho e Profissão vamos contar experiências legais de alunos que transformaram o desenho em profissão. Há muitos alunos que desenham porque amam e fazem disso o seu hobby, mas também há aqueles que descobrem uma carreira. O desenho está presente em várias áreas, por exemplo: Artes Visuais, Arquitetura, Moda, Tatuagem e Design.

Conheça a história de Susana Schwartz que começou a trabalhar com tatuagem.

Aulas de Desenho Sorocaba

Susana Schwartz, tatuadora no Susana Schwartz Tattoo, aluna do curso de Desenho para Tattoo.

Susana desenha desde criança inspirada pelo pai que sempre gostou de desenhar, trabalhava como serralheiro e gostava de moldar o ferro enquanto arte. Ela começou o curso de Desenho em Julho de 2015. Até então havia trabalhado na área de TI e cursado faculdade de Moda.

O marido da Susana teve orientações de coaching e comentou uma citação com ela: “Se você pudesse escolher agora, o que você gostaria de fazer para a sua vida? Se não houvesse ‘se’ independente de qualquer coisa. O que você quer fazer?” Ela respondeu “tatuar”.
Na época ela não desenhava tão bem, havia o “tabu” sobre o que família achava, além de considerar “tarde” para começar uma nova profissão. “Montei um plano por escrito dos passos que eu precisava para virar tatuadora. O primeiro deles foi fazer o curso de Desenho para Tatuagem”, diz.

Começou a tatuar em Abril de 2016 quando começou a comprar equipamentos e fez o Workshop de Iniciação à Tatuagem. “Depois comecei a divulgar que estava precisando de cobaias [risos]”, comenta. Surgiram vários amigos.

A primeira tatuagem que fiz em outra pessoa foi uma homenagem para o pai do meu marido que já é falecido. Eu achei aquilo tão emocionante, tão significativo, tão importante. Eu me senti alguém.

Susana percebeu que tatuar é algo especial e importante, pois é um trabalho valorizado e as pessoas gostam, pois considera que há muito carinho e significação em “poder fazer parte da história dessas pessoas”.

Treinamentos feitos pela aluna Susana Schwartz no curso de Desenho para Tattoo.

Treinamentos feitos pela aluna Susana Schwartz no curso de Desenho para Tattoo.

Para Susana o tatuador precisa entender muito de desenho e cor. “Quanto melhor você trabalhar com cores, melhor impressão vai causar”.

“O Desenho é legal para criar uma identidade”, diz. O desenho também ajuda na habilidade de desenhar, independente dos decalques. Susana diz que: “O Desenho também oferece técnicas novas, e quanto mais você estuda mais vida você dá para o desenho”.

Atualmente está buscando criar a sua identidade para oferecer seu próprio estilo de tatuagem.


Se você deseja se profissionalizar a nossa dica é começar um curso de desenho para aprender técnicas. Desenhe sempre que puder, pois quanto mais você treina mais você desenvolve, ou seja, sempre haverá algo para aprender e aprimorar. Se você também ama desenhar e quer saber mais sobre nossos cursos, entre em contato.