Desenho é Vida: Maria Emília Alvarenga

Conheça a história de Maria Emília de Alvarenga.

Hoje Emília é aluna dos cursos de Desenho Artístico e Pintura em Tela. Recentemente começou um projeto, o caderno de botânica em que desenha plantas medicinais e registra seus apontamentos. “O Maicon me convidou a fazer o caderno de botânica com experiências próprias”, lembra.

Emília conta que as pessoas a procuram constantemente para recomendar plantas. Ela diz que só receita as plantas que realmente conhece, ou seja, as plantas que já tomou e pesquisou, e transmitir com segurança.

O caderno de botânica é uma forma de praticar o desenho, mas também permitir que seu conhecimento seja levado adiante.

Desenhar era o sonho de Emília, mas já achou que não seria capaz. Começou a desenhar para acompanhar a neta e acabou se apaixonando pela arte.

Uma amiga a convidou para começar o curso na escola Aulas de Desenho Sorocaba. Antes de começar o curso, Emília conta que desenhava com ajuda quadriculados, mas na escola aprendeu a desenhar através da observação. “Achei um método mais adequado. No começo parece difícil, mas quando você chega lá adquire mais segurança”.

Ela começou o curso quando se aposentou. “Aposentado é uma coisa, acomodado é outra”, brinca.

Além das técnicas, Emília aprendeu a ficar mais tranquila. Ela considera o desenho uma terapia, uma atividade em que esquece do resto do mundo e faz o horário passar. Diz que o desenho ajuda a ser uma pessoa mais equilibrada. “Se eu ficar sem uma atividade fico neurótica, não me aguento”.

Quando seu bisneto de 6 anos vai visitá-la, gostam de passar o tempo desenhando.


Se você também ama desenhar e quer saber mais sobre nossos cursos, entre em contato.

Enviar mensagem WhatsApp